Projeto I&D Defesa - "AUXDEFENSE"

materiais auxéticos - auxdefense

Desenvolvimento de materiais auxéticos para o setor da defesa- Fibrauto

 

O projeto AuxDefense centra-se na produção de produtos inovadores, incluindo coletes e capacetes balísticos e fardamento de combate, incluindo joelheiras e cotoveleiras, recorrendo a estruturas com comportamento auxético. O conhecimento gerado no âmbito da investigação inerente ao desenvolvimento destes produtos poderá ser utilizado pelas entidades do consórcio, pós-projeto, em setores distintos onde as necessidades de absorção de energia e resistência ao impacto, corte e perfuração, assumem um papel preponderante, trazendo uma valorização económica do financiamento atribuído ao projeto.

O proponente do projeto é a TecMinho – Interface da Universidade do Minho (UMinho), através da plataforma internacional Fibrenamics. A esta entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) uniram-se duas entidades militares – o Exército Português e a Força Aérea Portuguesa – e várias entidades empresariais, a saber: LMA, Latino Group, Fibrauto, Sciencentris e IDT Consulting. O consórcio fica completo com duas instituições de ensino e investigação internacionais, nomeadamente a Hong Kong Polytechnic University e a britânica Plymouth University.

Ao nível do impacto no SCTN, além do reforço da cooperação com entidades militares e com o tecido empresarial, a produção de conhecimento abre portas a outros projetos de I&DT, projetos de investigação fundamental e potencia a valorização do conhecimento produzido em Portugal através de publicações em jornais e revistas científicas de referência, até porque esta é uma área relativamente nova, e, até à data, apenas foi reportada na literatura uma única tentativa de fabricar materiais compósitos recorrendo a estruturas auxéticas especiais, e não foram encontradas tentativas de produção e utilização de estruturas fibrosas auxéticas para reforçar matrizes poliméricas ou de qualquer outro género.

 

Início do projeto: 04/01/2016

Duração projeto: 3 anos

Valor total investimento: 780.534,38€

Valor do investimento elegível: 696.832,50€